Capa a melhor forma é a prática

A melhor forma é a prática.

“… Há somente dois erros que alguém pode cometer ao longo da estrada à verdade; não ir até o fim, e não começar.” 

Não sei se já perceberam, mas… Quanto mais demoramos pra começar algo, mais difícil e desafiador aquilo se torna. Vamos pensando no caminho até a meta e consequentemente aumentando o nosso desejo por ela.

Todo esse tempo de planejamento deixa surgir o medo de cometer algum “deslize” que ponha em risco nosso tão sonhado plano, esse medo faz com que fiquemos viciosamente nos preparando para que tudo ocorra bem.

Usamos das varias desculpas “quanto mais bem preparado melhor” “temos que agir com cautela” 

E sim realmente todo conceito de preparação está certo… Mas gostaria de trazer a você um questionamento importante para todo esse processo:

Como você irá saber onde e como precisa melhorar se não colocar a prova? 

Veja bem, em diversos exemplos como em esportes, testes acadêmicos, apresentações, viagens, começar algo novo, entre outros… Há preparação, treino, esforço, pesquisa e na maioria das vezes muito cuidado com os mais variados e pequenos detalhes. Entretanto, por mais preciso que for o planejamento para melhor desempenho, somente na pratica que a verdade vem a tona.

Há sempre uma surpresa, um golpe diferente, uma questão absurda, uma urgência, sempre precisamos de algo na hora que  esperávamos não precisar, grande parte das vezes essa ideia se quer passou em nossa cabeça durante o planejamento. E só assim conseguimos enxergar aonde precisamos trabalhar mais para ser ainda melhor, mesmo que tenhamos nos saído bem.

Trazendo isso para outras áreas da vida, fazer planos e se aprisionar na ideia de que tudo precisa dar certo e com isso planejar, planejar e planejar, atrapalha diretamente o alcance do próprio objetivo.

Pois se não praticamos, não cometemos erros, e se não cometemos erros, não evoluímos.

Não há desempenho, e não há desenvolvimento. Ficamos estagnados dentro de um sonho que nunca sai do papel, sempre idéias brilhantes para tudo dar certo, nunca um resultado daquilo.

Esse pensamento não anula o fato que tudo precisa ser organizado e pensado antes. Mas quero também despertar uma boa reflexão que por mais obvia que pareça, nós as vezes  esquecemos na euforia de sonhar com a realização e no medo de por tudo a perder. 

Para estabelecer bons resultados precisamos ver o que realmente funciona e comparar com o que não funciona, e não podemos realizar esses feitos com incríveis teorias e nenhuma prática. É simples: como vamos comparar dados para novas estratégias se não há nada a ser comparado?

É necessário despertar, agir e assim analisar e adequar seus planejamentos da maneira que as coisas forem andando. Para que haja uma evolução, é preciso uma tentativa. 

Quando como viajamos e deixamos algo, com toda certeza a falta é tão grande que na próxima viagem será a primeira coisa a ser colocada na mala. 

Se prepare, pesquise e tenha cautela. Todavia não se perca na fase inicial disso. Digo “fase inicial” pois o cuidado e preparação deve nos acompanhar por toda a vida, sempre se adaptando ao que o momento pedir um olhar mais criterioso. 

Assim como tento melhorar a escrita, como começo a mexer os “pauzinhos” de alguns planos já muuuuito bem planejados e detalhados há um tempo.

Como aquele velho ditado “É errando que um dia se acerta”

Não há nada a temer, pois todo dia é um novo dia, todo dia temos uma nova chance de fazer melhor e nos desenvolver. Resgatar velhos conselhos que agora farão sentido, e lembrar de grandes erros sempre, para não cometer novamente. Respeitando sempre o ritmo individual de cada.

        Ensinamento Budista:

A mente é tudo. O que você pensa, você se torna. Somos moldados por nossos pensamentos; nós nos tornamos aquilo que pensamos. Quando a mente é pura, a alegria segue como uma sombra que nunca vai embora. 

Não habite no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente.”

1 comentário em “A melhor forma é a prática.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *