img ilustrtiva

Sempre haverá louça na pia.

“Enquanto você viver haverá louça na pia”, diz a frase. Tem momentos que enchemos a paciência de afazeres. Do ponto que olhamos, não parece ter fim… A verdade é que realmente não tem! Aceite isso e viverá bem. Enquanto você viver haverá processo. Quando estiver terminado este processo que se encontra, outra fase se iniciará. Como a louça, que se junta depois que terminamos de comer e cozinhar.

O que não pode acontecer é tentar pulá-los ou ignorá-los, por não ser um processo agradável. Por não ser o resultado que almejava, ou por não ser como havia idealizado. O estresse, a raiva, a irritação e o desgosto durante essa fase que não saiu como planejava, são apenas retardatários para o que você deseja.

Como disse em outro texto, a felicidade só depende dos pesos que colocamos nas coisas. Todavia existem situações com importâncias pré-definidas, antes mesmo do processo delas se iniciar. Enquanto ainda é apenas uma ideia.

Ora, Platão já sabia aquela época remota, que o mundo das ideias é onde está a perfeição e o mundo sensível é a realidade imperfeita do nosso cotidiano. Se desejamos que algo idealizado e sem erros aconteça, e nos irritamos quando defrontamos a primeira adversidade, jamais deveríamos ter saído do imaginário.

Somente no imaginário é que a pia estará sempre limpa. Mas caso queira aproveitar sua vida e importante existência nesse “todo” caberá a ti a reprogramar sua mente, para que aceite os processos. Todos eles, durante toda a vida.

Não se queixe das suas tarefas, estar dentro de um afazer é algo maravilhoso. É estar fazendo aquilo que se propôs a fazer quando levantou da sua cama: Viver; Trabalhar; Estudar; Tentar mais uma vez. E com “estar dentro” eu quero dizer com a mente completamente mergulhada naquilo. Desfrutando da demonstração da sua vitalidade e poder sobre você e sobre o que se propõe a fazer.

Cada um possui um ritmo, o autoconhecimento também é um processo. Existem ferramentas que podem ajudar quem não sabe por onde começar, mas não existe forma rápida ou mágica que proporcione isto em um estalar de dedos. Se você deseja atingir o seu autoconhecimento, todos os dias terá que dar um passo para essa jornada. Assim é com qualquer outro plano ou meta.

Foque sua atenção em cada etapa e se sinta cada vez mais vivo quando uma acabar e outra se iniciar. Para poder contar sua história e ajudar os próximos que irão passar pelo mesmo, ou algo parecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *